Dos meus braços, ergam asas
Of my arms, build wings, 2021–2022
Dos meus braços, ergam asas is an expanded autobiography, reflecting on family, time, childhood and creativity. Taking the form of a docufiction short film and the documentation of the process of making it, through performances and the making of an artist book, this project is a reimagination of a dream I had as a child, to fly and become like a bird.
Dos meus braços, ergam asas é uma autobiografia expandida que reflecte sobre a família, o tempo, a infância e a criatividade. Sob a forma de uma curta-metragem de docuficção e da documentação do processo de a fazer, através de performances e da realização de um livro de artista, este trabalho é uma reimaginação de um sonho que eu tinha quando era criança, de voar e ser como um pássaro.
Dos meus braços, ergam asas, 2022
short film, color, sound, 32' 40''
The uttermost difference between a bird and a human being is that the first has wings to fly while the second does not. The same happens between an author and their work. At the end of the day, their work has to cross boundaries they can’t. It has to fly beyond them.
In an autobiographical docufiction, a poet tries to write a poem that describes their emotions concerning the dream of being a bird.
A maior diferença entre um pássaro e um ser humano é que o primeiro tem asas para voar e o segundo não. O mesmo acontece com um autor e o seu trabalho. No final do dia, a sua obra tem de navegar espaços que ele não navega. Ela tem que voar para além dele.
Numa docuficção autobiográfica, um poeta tenta escrever um poema que descreva as suas emoções relacionadas ao sonho de ser um pássaro.
Dos meus braços, ergam asas, 2022
artist book, 40 pages, 28 x 17 cm
edition of 1
The publication for the installation-project Dos meus braços, ergam asas, where the narrative of the short film is expanded into a journey through the various encounters that happened throughout the making of the project. The making of an archive.
A publicação para o projecto-instalação Dos meus braços, ergam asas, onde a narrativa da curta-metragem é estendida sob a forma de uma jornada pelos vários encontros que aconteceram ao longo da realização do projecto. A execução de um arquivo.
Dos meus braços, ergam asas, 2021
performance, color, sound, 7' 10''
This project originates from a poem that makes and gives name to the narrative that occurs both in the short film and the artist book. In advance of the filming process, I sit in a chair, surrounded by images and objects related to the narrative of the work, and I recite the poem that started it.
Este projecto começou a partir de um poema que construiu e deu o nome à narrativa que é o mote tanto da curta-metragem como do livro de artista. Em antecipação das filmagens, eu sento-me numa cadeira, rodeado de objectos e imagens que se relacionam com a narrativa do trabalho, e declamo o poema que a originou.
Installation view, part of the collective exhibition Connect Fest at Centro Cultural e de Congressos, Caldas da Rainha. Video by Bianca Dias.
Vista da instalação, parte da exposição colectiva Connect Fest no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Vídeo por Bianca Dias.